terça-feira, 24 de novembro de 2015

Filé de Tilápia Empanado ao Molho Marinara


Esses dias postei essa foto no meu facebook e todo mundo adorou! E o mais legal dessa receita é que é bem leve!!! Dá pra fazer em um almoço de semana e ficar feliz sem sair da dieta. Vamos aos ingredientes?

Para o filé:
Filé de Tilápia (eu conto um filé por pessoa)
Panko (pode ser farinha de rosca, mas essa farinha japonesa fica com um crocante maravilhoso! Muito saborosa)
Farinha de Trigo
Ovos
Sal
Pimenta
Ervas secas da sua preferência (aqui eu usei alecrim e finalizei com cebolinha fresca)

Um segredinho que aprendi com meu professor Chef Paulo Tarso: coloque o sal e a pimenta no ovo!!! Assim o filé vai absorver melhor o tempero.
A ordem do empanado é a seguinte:
1- passe na farinha de trigo
2- passe no ovo (temperado)
3- passe no panko (eu coloco as ervas no panko e misturo bem antes de colocar o peixe em cima) pressionando levemente com as mãos para não ficar nenhum lugarzinho sem grudar

Pode reservar e esperar o momento para fritar (eu fiz na air fryer. Demorou mas não tem óleo)

Para o molho Marinara:
O molho mais delicioso e simples da cozinha italiana! Você vai precisar de:

2 dentes de alho
1 cebola media
1 lata de tomate pelado
sal
pimenta
azeite

Coloque um fio de azeite na panela e deixe a cebola murchar, adicione o alho deixando dourar. Depois acrescente o tomate (você pode processá-lo antes ou bater no mixer). Deixe o molho encorpar e depois tempere com sal e pimenta. Para servir com macarrão é só adicionar manjericão fresco.

Para o purê:
6 batatas médias
sal
pimenta
manteiga sem sal
leite (meio copo)

Essa quantidade eu fiz para três pessoas:
Coloque as batatas para cozinhar (se você gostar pode manter a casca da batata) na água com sal.
Depois de cozidas amasse e acrescente a manteiga (para essa medida meio tablete, cerca de 100g. Acrescente o leite (eu gosto do purê mais grosso então coloco pouco leite mas depende do gosto de cada um). Tempere a gosto.

Para as abobrinhas:

Duas abobrinhas cortadas em rodela
sal
pimenta

Aqueça bem a chapa onde vai fazer. A abobrinha tem muita água então se a panela estiver fria ela vai soltar todo esse caldo. Tempere dos dois lados e grelhe até dourar.

Para decorar o prato eu gosto de colocar o purê embaixo com os filés por cima e o molho. Mas você pode usar sua criatividade.

Esse é um prato superrrr simples e mega gostoso! O melhor: todos os ingredientes são naturais. Até mesmo o tomate pelado, apesar de vir na latinha, não tem adição de açúcar e só vem com suco de tomate. Então pode ir sem medo!

Tomara que vocês se aventurem a fazer essa receita!!! é muito simples e rapidinha de fazer!!! Depois me contem!!! Um bju enorme!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário