quarta-feira, 29 de abril de 2015

MEDALHÃO DE FILÉ MIGNON AO MOLHO DE GORGONZOLA COM TALHARIM AO PESTO

Bom dia queridinhos!!!

Desculpe a demora em postar novas receitas! Estou em busca de novidades bacanas e instrutivas. Vou falar de um jantarzinho que fiz para um casal de amigos na semana passada. Procuro sempre cozinhar coisas marcantes para meus amigos! Sabores que tenho certeza que vão causar boas sensações. Nesse dia decidi fazer esse filé que fica bem saboroso e com um molho forte. Aí veio meu desafio: Um dos meus amigos está com uma restrição a lactose!!! Esse pequeno contratempo coloca muita gente de cabelos em pé!!!!! Mas aí vem a parte bacana!!!!!!! O que eu vou fazer com esse desafio???

Eu adoro aprender formas novas de criar pratos comuns! Tenho uma amiga vegana que me dá altas dicas de como substituir alimentos e ter um resultado absolutamente satisfatório e, muitas vezes, até melhor que o original!

Sendo assim, fui ao mercado e comprei meu ingrediente coringa: TOFU! Não podia servir o molho de gorgonzola para uma pessoa, então criei um molho especial só pra ela! Dificil??? Nadaaaaa! Facílimo!!!

Esse post vai ter mais de uma receita heheheh então vamos lá!! Primeira coisa: a entrada! Não ia usar o tofu todo no molho então peguei a metade dele e cortei em fatias.




TOFU GRELHADO

Aqui é fácil e simples!!! Pegue as fatias de tofu, meia cebola cortada em tiras, pimentão (eu so tinha o verde mas se usar os outros fica mais bonito) cortado em tiras. Coloque tudo dentro de uma frigideira com azeite, tempere com sal, pimenta (coloquei shoyo também). Deixe grelhar bem e pronto!!!!! Coloque umas fatias de pão italiano pra acompanhar!

Agora os molhos.

MOLHO DE TOFU

150g de tofu (eu usei o orgânico)
100g de creme de leite sem lactose (eu usei o lacfree)
Ervas de provence
Sal
Pimenta

Triture o tofu e adicione a uma panela com azeite em fogo brando, Coloque o creme de leite e tempre bem (Experimente pois como o tofu tem um sabor muito suave deve-se ter cuidado para o molho não ficar sem gosto). Mexa até encorpar. Na hora de servir dê uma aquecida e derrame por cima da carne.


MOLHO DE GORGONZOLA

100g de queijo gorgonzola
150g de creme de leite fresco
Ervas de provence
Pimenta

O modo de fazer é igual ao primeiro. Triture o gorgonzola e adicione a uma panela com azeite em fogo brando, Coloque o creme de leite e tempere. Aqui o cuidado é para não temperar d+! O gorgonzola já tem um gosto bem forte então cuidado. Eu não coloco sal neste molho mas vai do gosto de cada um. Mexa até encorpar. Na hora de servir dê uma aquecida e derrame por cima da carne.

Ah bacana falar também que depois que o molho ficou pronto eu coloquei no processador de novo pra ficar bem homogêneo! Mas não é obrigatório ta?! Vai do gosto de cada um! Eu gosto que ele fique bemmm lisinho!

O filé é tipo brincadeira de criança! Comprei os medalhões já cortadinhos! Aí é só temperar com sal e pimenta de uma lado, colocar em uma grelha ou frigideira bem quente (não uso azeite mas se alguém quiser tudo bem) enquanto esse lado doura a gente tempera o outro... depois de uns 2 min pode virar e deixar dourar por mais uns 2 min. O ponto da carne será dado ao forno! Coloque os filés selados no forno pré aquecido a 180°. Se o ponto for mal passado (5 min) ao ponto (10 min) bem passado (15 min).


COMO FAZER O PESTO??

Gente o pesto é MEGA simples!

1 maço de manjeiricão fresco
2 dentes de alho
Sal
Pimenta
Pinoli (A receita original tem, mas pode ser sem!)
Azeite (bastante)
Parmesão (para pessoas com intolerância a lactose não coloque ok?!)

Coloque todos os ingredientes no processador e aperte o play!!! Sem medo de ser feliz!!!!! Vá adicionando o azeite até que fique ao seu gosto! Mas pode caprichar!!! Aí depois é só cozinhar a massa de seu gosto e misturar! Simples Assim!!!!!!!!

Queridos esse post ficou bem longo! Mas detalhou bem como faço um jantar para amigos! Essas porções foram para quatro pessoas! Espero que vocês gostem! E não deixem de me falar ok?!

Bjinhus no coração!

Um comentário: